Web Designer / Photography

De pais para filhos

Ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro

A comunidade paroquial de São Gonçalo e São Veríssimo quis neste ano de 2011 aproveitar o dia do Pai muito próximo do dia da Árvore e construir a trilogia: “ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro”.

Por esse motivo, fizeram coincidir a Festa do Pai-Nosso do segundo ano da Catequese com o dia 19 de Março, com uma bonita cerimónia realizada no final da tarde de Sábado, no Mosteiro de São Gonçalo. No final da mesma, foi apresentado o livro “de pais para filhos”, constituído por mais de 200 testemunhos escritos dos pais e os desenhos das crianças.

Tal como o Padre José Manuel Miranda Ferreira aponta no livro, foi pedido às famílias que “partilhassem a vivência de se saberem recebidos pelo dom da vida dos pais nos filhos e dos filhos nos pais e o pusessem em papel o que o Espírito vai escrevendo nos seus corações”.

No dia seguinte, Domingo, foi o dia propício de “deitar raízes, de dar fruto e de lançar as sementes”. Ao início da tarde, em terreno camarário junto à Escola EB de Telões, um a um, os pais puderem plantar uma árvore, completando assim a trilogia citada.

Esta foi a maneira encontrada pelas Paróquias de São Gonçalo e São Veríssimo e seus grupos de catequese, com a preciosa colaboração e auxílio do Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 448 de Amarante, para comemorar estas datas tão simbólicas e importantes para nos estimular e encher de alegria face às imensas contrariedades da vida quotidiana.

Assim reza o prefácio: “Abramos o nosso coração à Primavera definitiva, à Primavera da Vida a despontar e a começar sempre de novo, deixemo-nos renovar, deixemo-nos envolver pela água que nos vem da fonte da vida. Plantemos a nossa vida perto da torrente, como quem constrói a sua habitação sobre a rocha.”

 

Comments are closed.