Web Designer / Photography

Uma vida inteira dedicada ao futebol

Na passada sexta-feira, faleceu Ernesto Barrigana, com 64 anos de idade, vítima de doença prolongada. As instalações da Casa Mortuária da Misericórdia foram pequenas para acolher todos aqueles que quiseram prestar a última homenagem a uma pessoa querida da cidade, pese embora as suas raízes não fossem locais.

No entanto, conquistou os corações dos amarantinos pela maneira afável, voz meiga e sincera com que lidava com as pessoas. Não se lhe conhecem inimizades porque era de facto uma pessoa apaziguadora e dedicada aos problemas dos amigos. E a prova desse reconhecimento esteve na manhã cedo de Domingo, ao juntarem-se dezenas de pessoas na última despedida pois foi a sepultar em Alcochete, de onde era natural.

Também no desporto deixou a sua marca, a de um líder, daqueles que o são, naturalmente. Como jogador de futebol, foi suplente nas camadas jovens do Sporting Clube de Portugal do conhecido Vítor Damas. Jogou no Boavista, Tirsense, Leixões e Sporting de Espinho. Foi treinador do Amarante Futebol Clube e era actualmente o Presidente da Direcção do Núcleo Sportinguista de Amarante, instituições que se fizeram representar em sinal de profunda gratidão.

Importante foi também o legado que deixou para as gerações seguintes. Os seus filhos Hélder e Pedro Barrigana não só representaram o clube da cidade como este último fez carreira em clubes como o Sporting, Farense e Santa Clara. Actualmente, um dos seus netos milita nas camadas jovens do AFC e outro no FC Lixa.

Por esse motivo, a sua memória e ensinamentos permanecerão vivas.

Comments are closed.