B.M.A. Breve Resenha Histórica

Logotipo

LogotipoFundada a 1 de Dezembro de 1854 sob a denominação de "Filarmónica Amarantina", passou a chamar-se "Banda dos Bombeiros Voluntários de Amarante" em 1931, só vindo a ter o seu nome actual por escritura pública, em 10 de Janeiro de 1983. Em 1987, participou no Festival de Bandas da Cidade de Villefranche-De-Rouergue, em França, onde lhe foi atribuída a Taça da Câmara Municipal daquela cidade. Em 1991, por despacho Ministerial, é reconhecida como Associação de Utilidade Pública. Em 1995 é agraciada com a "Medalha de Honra do Município de Amarante". Venceu o 1º Prémio/III Escalão do IV Concurso Internacional do Ateneu Artístico Vilafranquense, realizado em 2012. Actualmente, tem no seu activo 40 elementos, sob a regência de Emanuel Silva e Direcção Artística de Manuel Fernando, tendo realizado actuações em toda a Zona Norte e Centro do País.

VI Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão

19 a 23 de agosto de 2013

Como habitualmente, o estágio realizar-se-á no Centro Pastoral de Amarante, destinando-se a todos os participantes do Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão, bem como a todos os restantes elementos da Banda Musical de Amarante. Os participantes terão a possibilidade de trabalhar um repertório destinado a uma formação sinfónica de sopros, com maestros com experiência artística, que lhes proporcionará, deste modo, uma oportunidade de partilhar experiências musicais para a sua formação. O objetivo principal destas iniciativas é proporcionar a estes músicos, através do contacto com professores especializados, a possibilidade de adquirirem noções básicas importantes  no seu desenvolvimento musical e artístico. Este ano o tema do programa será “Paisagens” conduzido pelo maestro convidado espanhol Jose Rafael Pascual Vilaplana.

Inscrições/Informação:

Foi concluída a selecção provisória dos participantes do VI Estágio de Verão. Os que receberam a mensagem a confirmar a sua selecção devem concluir o seu processo de inscrição até ao próximo dia 2 de Agosto, sob risco de perderem a sua vaga. Os que ficaram em reserva aguardem... Ainda pode surgir uma oportunidade.


Últimas Atuações

2013

29/março - Procissão Fúnebre de Sexta-Feira Santa - Amarante
31/março - Visita Pascal - S. Gonçalo, Amarante
25/abril - Comemorações do 25 de Abril, Amarante [ Fotos na Galeria ]
26/maio - Comemorações da Geminação Amarante (POR)/Wiesloch (ALE)
1/junho - Festas da Cidade (2.º dia), Amarante
2/junho - Festas da Cidade (3.º dia), Amarante

III Curso de Direção de Banda

18 a 20 de Janeiro de 2013

A BMA vai promover um novo Curso de Direção de Banda, vocacionado para iniciantes e aperfeiçoamento na Direção de Banda, com o objetivo de proporcionar aos participantes, conhecimentos práticos e teóricos na arte da direção. A orientação do Curso ficará a cargo do Maestro Convidado, Rafael Agulló Albors e decorrerá entre 18 e 20 de janeiro próximos nas nossas instalações, no Edf. do Salto. No último dia, pelas 16 horas, o público em geral poderá assistir a um concerto dirigido, alternadamente, pelos participantes.

Cantares dos Reis

Janeiro 2013

A Banda Musical de Amarante vai regressar à estrada com o tradicional Cantar dos Reis.

Comemorações do 158º Aniversário

1 de Dezembro de 2012

Bolo AniversarioAs comemorações de mais um aniversário decorreram de forma festiva, cumprindo o programa estipulado:

08:00 - Arruado de saudação a Amarante.
09:45 - Romagem ao cemitério para prestar homenagem aos associados falecidos no corrente ano.
11:30 - Missa no Mosteiro de São Gonçalo em acção de graças pelas almas dos fundadores, directores, regentes, executantes, amigos e sócios falecidos.
16:00 - Concerto comemorativo a decorrer na sede da Banda, sita no Edf. do Salto.
18:45 - Jantar de confraternização no Restaurante Amaranto.

A. Pinto da Costa

1942 - 2012

A Banda Musical de Amarante encontra-se de luto, com o falecimento do seu Presidente da Assembleia Geral, Arnaldo Teixeira Pinto da Costa. Nas comemorações do 158º Aniversário, ser-lhe-á prestada homenagem na romagem ao cemitério, como consta do programa.

 

 

V Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão

20 a 24 de Agosto de 2012

Como habitualmente, o estágio realizou-se no Centro Pastoral de Amarante, destinando-se a todos os participantes do Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão, bem como a todos os restantes elementos da Banda Musical de Amarante. Participaram músicos desta e de bandas vizinhas e todos tiveram a possibilidade de trabalhar um repertório destinado a uma formação sinfónica de sopros, com maestros com experiência artística, que proporcionou, deste modo, uma oportunidade de partilhar experiências musicais para a sua formação. O objetivo principal destas iniciativas é proporcionar a estes músicos, através do contacto com professores especializados, a possibilidade de adquirirem noções básicas importantes  no seu desenvolvimento musical e artístico. Este ano o tema do programa foi “Conhecendo Jovens Compositores” e, pelo segundo ano consecutivo, o maestro convidado foi espanhol Rafael Agulló Albors.

 

V Estagio de Verao20/08/2012 (22:00)

 

Recital de Professores

 

Cine-Teatro

 

 

V Estagio de Verao22/08/2012 (22:00)

 

Concerto de Alunos

 

Auditório da Casa das Artes

 

 

V Estagio de Verao24/08/2012 (22:00)

 

Concerto Final

 

Mercado Municipal

 


  • Videos (Cortesia Amarante TV)

IV Concurso de Bandas - 1º Lugar/III Escalão

27 a 29 de Abril de 2012

IV Concurso de BandasA Banda Musical de Amarante voltou triunfante do IV Concurso Internacional do Ateneu Artístico Vilafranquense, talvez o mais significativo certame de Bandas realizado em Portugal. Numa prova com 20 formações de sopros, realizada no fim-de-semana de 28 e 29 de Abril, os “Homens da Pêra Branca” saíram premiados com o 1º prémio e o prémio “Tauromaquia” – referente à melhor interpretação do pasodoble obrigatório, “Forcados do Sul”, de David Costa – no 3º escalão, a que se candidataram. Neste certame, triunfaram ainda a Banda de Vilela, no 2º escalão, e a Associação Recreativa e Musical dos Amigos da Branca, no 1º.

Tirando um bom aproveitamento da afinação e dinâmicas das obras, a Banda Musical de Amarante logrou uma boa pontuação (91,6 pontos) tanto na peça e pasodoble obrigatórios, bem como na peça opcional, a 7ª suite de Alfred Reed, uma estrondosa master piece.

Em entrevista ao site das Bandas Filarmónicas no final da atuação amarantina, Manuel Fernando Marinho - Diretor Artístico da BMA, destacou o facto de, e apesar de ter sido a 1º vez que a Banda participa num evento deste género, acreditar num bom resultado - o que veio a acontecer. Fernando Marinho referiu ainda que gostou da organização e da divulgação do concurso e apenas lamentou o facto de não haver eventos do género no Norte do País pois, considera-os “uma preparação diferente, mais profunda e que separam a banda do ambiente habitual em que está inserida”.

Os prémios agora obtidos pela Banda Musical de Amarante são o corolário de um conjunto de esforços desenvolvidos ao longo dos anos e que assentam em três premissas: criteriosa gestão diretiva para estabilização de contas e margem de manobra para apostas de tal envergadura; trabalho apaixonado e dedicado pelos elementos da direção artística no melhoramento constante da performance da formação; fundação de pilares robustos de alma, paixão e elegância no seio do grupo. Três sectores: direção, direção artística e corpo musical, em perfeita sintonia, levando o nome de Amarante mais longe e assumindo a responsabilidade que advém do talento que possuem, tratando uma atividade amadora com profissionalismo, carregando o nome da cidade ao peito, junto com o seu lema – “mais que um músico”.

Concerto no Cine-Teatro de Amarante

25 de Abril de 2012

Concerto[ Cartaz ]

[ Audio / Video ]

[ Fotos ]

 

Páscoa 2012

6 a 8 de Abril de 2012

Plano de Trabalhos

Abril de 2012

Quinta-feira, 5 de Abril de 2012: 21h15m Ensaio Tutti

Sexta-feira, 6 de Abril de 2012: 20h15m Concentração na Sede da BMA 21h Procissão 22h30m Ensaio Tutti

Sábado, 7 de Abril de 2012: 17h15m Ensaio de Naipe/ Tutti

Domingo, 8 de Abril de 2012: 8h Concentração na Sede da BMA 8h30 Mosteiro de S. Gonçalo

Sexta-feira, 13 de Abril de 2012: 21h15m Ensaio de Naipe/ Tutti

Sábado, 14 de Abril de 2012: 21h15m ou 17h15m Ensaio de Naipe/ Tutti

Sábado, 21 de Abril de 2012: 21h15m Ensaio Tutti

Terça-feira, 24 de Abril de 2012: 21h15m Ensaio Geral

Quarta-feira, 25 de Abril de 2012: 14h Concentração na Sede da BMA 14h30m Ensaio de Colocação 16h30m Concerto no Largo de S. Gonçalo

Sexta-feira, 27 de Abril de 2012: 21h15m Ensaio Tutti

Sábado, 28 de Abril de 2012: 12h30 Concentração na Sede da BMA 13h Viagem Amarante - Vila Franca de Xira Final da tarde Participação no 4º Concurso Ateneu Vilafranquense 20h Jantar Viagem Regresso Vila Franca de Xira - Amarante

II Curso de Direção de Banda

27 a 29 de Janeiro de 2011

II Curso de Direcao de BandaApós o sucesso desta iniciativa no ano passado, a BMA vai promover um novo Curso de Direção de Banda, vocacionado para iniciantes e aperfeiçoamento na Direção de Banda, com o objetivo de proporcionar aos participantes, conhecimentos práticos e teóricos na arte da direção. A orientação do Curso ficará de novo a cargo do nosso Director Artístico, Manuel Fernando Marinho e decorrerá entre 27 e 29 de Janeiro próximos nas nossas instalações, no Edf. do Salto. No último dia, pelas 16 horas, o público em geral poderá assistir a um concerto dirigido, alternadamente, pelos participantes.

Cantares dos Reis

6 a 28 de Janeiro 2012

A Banda Musical de Amarante vai voltar "à estrada", retomando o tradicional Cantar dos Reis. Esta festividade culminará com a participação no VIII Encontro de Cantadores de Janeiras, a ter lugar Tâmega Park no dia 28 de Janeiro, pelas 21:00, sendo a primeira colectividade agendada para actuar. A entrada é livre.

Comemorações do 157º Aniversário

1 de Dezembro de 2011

01/12/2011 - El QuijoteAs comemorações de mais um aniversário decorreram de forma festiva, cumprindo o programa estipulado:

08:00 - Arruado de saudação a Amarante.
09:45 - Romagem ao cemitério para prestar homenagem aos associados falecidos no corrente ano.
11:30 - Missa no Mosteiro de São Gonçalo em acção de graças pelas almas dos fundadores, directores, regentes, executantes, amigos e sócios falecidos.
16:00 - Concerto comemorativo a decorrer na sede da Banda, sita no Edf. do Salto.
18:45 - Jantar de confraternização no Centro Pastoral.

IV Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão

16 a 19 de Agosto de 2011

19/08/2011 - Concerto FinalA edição deste ano da Semana da Banda Musical de Amarante foi de novo um sucesso. Novamente com os apoio da Câmara Municipal de Amarante, do Centro Paroquial e da Casa das Artes, destacou-se a presença de um Maestro convidado, o espanhol Rafael Agulló Albors. O programa trabalhado foi "Uma História de Meninos" que, com obras da autoria de importantes autores da história da música, procurou reflectir a ideia que o "contacto com os outros e com os docentes enriquece o dom musical que cada criança possui" e defendeu ainda que "o propósito da música de ensino é para apoiar o processo de educação, a fim de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo".

Encontro de Bandas Filarmónicas

30 de Julho de 2011

Encontro de Bandas FilarmonicasA esplanada da Casa da Música, no Porto, no dia 30 de Julho, foi palco de um encontro de Bandas Filarmónicas. A Banda Musical de Amarante foi uma das 10 convidadas e por volta das 18 horas teve a sua actuação. Conduzida pelo Maestro Armando Teixeira, a BMA executou um repertório diversificado, de onde se destacou Jericho de Bert Appermont, Valsa nº.2 da Suite Jazz de Dmitri Chostakovitch, Uvas do Douro de Duarte Pestana e 76 Trombones de Naohiro Iwai, que encerrou a actuação.

Fotos na Galeria de Imagens

Corpus Christi

23 de Junho de 2011

Procissao do Corpus ChristiA Banda Musical de Amarante participou mais uma vez na solenidade do corpo de Deus, com um concerto no Largo de São Gonçalo pelas 15:00 e participação na procissão do Corpus Christi, às 18:00.

Como do repertório fizeram parte alguns trechos ainda não registados, pode ouvir na Galeria de Músicas o alinhamento completo do concerto.

Também se encontram disponíveis fotos na Galeria de Imagens.

I Curso de Direcção de Banda

28 a 30 de Janeiro de 2011

Participantes com o OrientadorNuma iniciativa inédita, a BMA promoveu de 28 a 30 de Janeiro um Curso de Direcção de Banda, vocacionado para iniciantes e aperfeiçoamento na Direcção de Banda, com o objectivo de proporcionar aos participantes, conhecimentos práticos e teóricos na arte da direcção. A orientação do Curso ficou a cargo do nosso Director Artístico, Manuel Fernando Marinho e decorreu nas instalações da Banda Musical de Amarante. No último dia, pelas 16 horas, o público em geral teve oportunidade de ouvir um vasto e rico repertório dirigido, alternadamente, pelos participantes.

Comemorações do dia de São Gonçalo

16 de Janeiro de 2011

Hino de Sao Goncalo"Desta forma, agora sim, pelas 11h45, os músicos da Banda apresentaram-se ao serviço, na entrada do fundo do mosteiro de S. Gonçalo, para interpretarem o Hino a S. Gonçalo de Amarante, após o cântico de comunhão da missa dominical, como parte da cerimónia. Foi um pequeno momento de devoção por parte dos músicos amarantinos, de uma Banda que não esquece nunca as suas inspirações - Amarante, S. Gonçalo e os amarantinos - dedicando a esta cidade que a viu nascer, não só concertos solenes, mas também pequenos momentos de arte musical", in http://bmamarante.blogspot.com.

Cantares dos Reis

Dezembro/2010 - Janeiro/2011

A Banda Musical de Amarante vai voltar "à estrada", retomando o tradicional Cantar dos Reis. Certamente nem o frio nem a chuva impedirão os elementos da Banda de actuar e trazer calor aos lares amarantinos.

Comemorações do 156º Aniversário

1 de Dezembro de 2010

156 AniversarioAs comemorações decorreram como esperado, com muito frio mas que não gelou o ânimo dos músicos. Pela manhã, o tradicional arruado de saudação a Amarante, seguida da romagem ao cemitério para prestar homenagem ao associado falecido este ano. Às 11 horas, a missa no Mosteiro de São Gonçalo celebrada pelo Sr. Padre Castro, em acção de graças pelas almas dos fundadores, directores, regentes, executantes, amigos e sócios falecidos. Às 16 horas, as instalações tornaram-se pequenas para todos quantos quiseram assistir ao ponto alto do programa: o concerto do 1º de Dezembro. Por fim, o tradicional jantar de confraternização no Centro Pastoral, que contou com as ilustres presenças dos Presidentes da Câmara Municipal, Dr. Armindo Abreu, da Assembleia Municipal, Dr. Pedro Cunha e da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Amarante, Sr. Adelmo Guimarães.

III Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão

16 a 20 de Agosto de 2010

II Estagio de Verao (2010)Com o apoio da Câmara Municipal de Amarante, do Centro Paroquial e da Casa das Artes, a Semana da Banda Musical de Amarante pautou-se por novo sucesso, com mais de 70 inscritos e realização de um exaustivo mas frutuoso programa de actividades. De destacar o facto de, no concerto final, 4 das peças executadas serem bastante recentes e de autores portugueses, incluindo o tema extra “Navegar, Navegar”, de Fausto Bordalo Dias (Arr. Jorge Salgueiro).

 

II Estagio de Verao16/08/2010 (22:00)

 

Recital de Professores

 

Cozinha dos Frades (C. M. Amarante)

 

 

II Estagio de Verao18/08/2010 (22:00)

 

Concerto de Alunos

 

Auditório da Casa das Artes

 

 

II Estagio de Verao20/08/2010 (22:00)

 

Concerto Final

 

Claustros da Câmara Municipal

 

Um Grande Junho

De 2 a 6 de Junho - Um programa intenso, diversificado e gratificante

Visita ao Ricardo CarvalhoA Banda Musical de Amarante viveu dias de compromisso e trabalho que começaram bem antes e continuaram até ao final das tradicionais Festas do Junho na cidade de Amarante.

Na quarta-feira ao final da tarde, ainda antes de um ensaio geral de preparação das Festas, um pequeno destacamento da Banda deslocou-se à quinta do conhecido futebolista internacional português Ricardo Carvalho – referência amarantina, que leva longe o nome do concelho – a fim de tocar os parabéns ao seu filho, Rodrigo. Na ocasião, o Presidente da Banda, Dr. Dinis de Mesquita, agradeceu o convite, ofereceu um galhardete e uma medalha comemorativa dos 150 anos da instituição e desejou-lhe sucesso pessoal e as maiores felicidades na Campanha da Selecção no Mundial de futebol.

Na quinta-feira, feriado do Corpo de Deus, os músicos desfilaram pela cidade conduzidos pelo maestro Armando Teixeira e pelo director artístico Fernando Marinho. Brindaram ainda os amarantinos com um concerto e acompanharam a procissão solene.

Na sexta-feira de manhã, alguns elementos da Banda encetaram o programa das festividades, acompanhando as marchas do Infantário-Creche “O Miúdo”.

No Sábado, da parte da manhã, teve lugar o momento de descontracção da colectividade com um encontro de futebol entre músicos. A partir das 15 horas, juntamente com a Banda da Póvoa do Varzim – uma estreante nas festas amarantinas – desfilaram e deram concertos, actuando igualmente juntas numa marcha final.

No dia seguinte, Domingo, foi a vez da Banda de S. Martinho de Mancelos acompanhar a de Amarante em novo desfile e concerto, seguido da procissão solene. A largada de cravos encerraria a actividade das formações filarmónicas, no final da solenidade.

Do reportório dos 4 concertos realizados, de destacar a execução dos arranjos de Luis Cardoso com as “Canções da Tradição”, “Xutos Meddley” e “Abba Mia”, que fazem sempre as delícias de quem tem o prazer de as ouvir.

Concertos

As últimas actuações da Banda no Blog

09/08/2010 - Festa de Sobrão - Paços de Ferreira

08/08/2010 - Festa de Gondar

08/05/2010 - Concerto do dia da União Europeia na Escola EB 2, 3

25/04/2010 - Concerto do 25 de Abril em São Gonçalo

18/04/2010 - Festa de Covas, em Lousada

04/04/2010 - Visita Pascal em São Gonçalo

02/04/2010 - Ensaio Geral (em substituição da Procissão de Sexta-Feira Santa)

14/02/2010 - Desfile de Carnaval em São Gonçalo

Época Natalícia

19 de Dezembro de 2009 a 10 de Janeiro de 2010

Festa de Natal da CatequeseA BMA actua nas festividades natalícias por diversas ocasiões. Após um breve concerto na Festa de Natal da Catequese no Centro Paroquial de Amarante, iniciará os tradicionais Cantares dos Reis e esta época festiva termina com um concerto na tarde de Domingo, dia 10 de Janeiro, no âmbito das Comemorações de S. Gonçalo, padroeiro da cidade.

 

Comemorações do 155º Aniversário

1 de Dezembro de 2009

Comemoracoes do 155 AniversarioA BMA voltou a embelezar o tradicionalmente chuvoso dia 1 de Dezembro – dia da Restauração da Independência. Isto apesar de, no programa matinal das comemorações, ter sido cancelada a prevista arruada, mantendo-se a saudação junto no cemitério em memória aos associados já falecidos e a missa em acção de graças no Mosteiro de São Gonçalo.

Da parte da tarde, como é habitual, realizou-se o concerto na sede da Banda sita no lugar do Salto. Estas instalações tornam-se sempre pequenas para todos os que querem ouvir um reportório atractivo e moderno, apanágio dos maestro e director artístico, Armando Teixeira e Fernando Marinho, respectivamente. A novidade deste ano esteve na integração e apresentação de 7 novos elementos. vindos da escola de formação e ainda na música “Happy Cyclist” onde não faltou uma coreografia de 2 membros da Banda envolvendo uma ritmada buzina e campainha de uma bicicleta real junto da assistência, que fez o deleite dos presentes.

Por fim, teve lugar um animado jantar no Centro Pastoral de Amarante, com destaque, para além dos órgãos sociais da Banda, músicos e familiares, das presenças do Padre José Manuel Ferreira, Prof. Taí - em representação da Casa da Música e do Dr. Hélder Ferreira – em representação da Câmara Municipal, que fez um discurso muito significativo e importante para a colectividade, incentivando e dando grande esperança para mais e longos anos de existência.

in "Jornal de Amarante, 03/12/2009"

II Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão

17 a 21 de Agosto de 2009

II Estagio de Verao (2009)Estiveram inscritos 65 alunos, sendo 28 de Amarante, 15 da Lixa, 20 de Mancelos e 2 de Várzea; e ainda 13 aprendizes, sendo todos de Amarante e apenas 1 da Lixa. O objectivo foi proporcionar aos músicos participantes e aos membros da Banda, através do contacto com professores especializados, a possibilidade de adquirirem noções básicas importantes para o seu desenvolvimento musical e artístico.

 

II Estagio de Verao17/08/2009 (22:00)

 

Recital de Professores

 

Cozinha dos Frades (C. M. Amarante)

 

 

II Estagio de Verao19/08/2009 (22:00)

 

Concerto de Alunos

 

Auditório da Casa das Artes

 

 

II Estagio de Verao21/08/2009 (22:00)

 

Concerto Final

 

Claustros da Câmara Municipal

 

Festas da Cidade 2009

Junho & Corpo de Deus

Festas da Cidade Junho voltou a ser para a BMA um mês de actuações, que incluíram arruados e concertos. Inserido nas tradicionais festas da cidade no primeiro fim-de-semana do mês, a Banda saíu à rua ao início da tarde de Sábado desde Santa Luzia ao Arquinho, realizando pouco depois um concerto que teria uma continuação à noite. No Domingo, um novo arruado seguido de mais um concerto. De salientar o vasto e rico reportório executado nos 3 concertos cuja listagem pode ser consultada no Blog.

Também neste mês, incluído nas Festas do Corpo de Deus, a Banda efectuou um arruado de Santa Luzia ao Arquinho, um concerto no Largo de São Gonçalo e participou ainda na Procissão.

Concerto

25 de Abril de 2009

Concerto do 25 de AbrilIncluído nas comemorações do 35º Aniversário do "Dia da Liberdade", o concerto teve lugar pelas 16 horas no Largo de São Gonçalo ou Praça da República. Num reportório completamente renovado face ao ano transacto, foi interpretado um programa fiel ao tradicional formato filarmónico, tendo sido iniciado e terminado com o tema de 25 de Abril, em homenagem à celebração do dia.

Apesar de a tarde não ter sido muito convidativa devido à eminência de queda de chuva, a assistência foi bastante aceitável, com destaque para as sempre prestigiantes presenças dos Srs. Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Dr. Armindo Abreu, e Padre José Manuel Ferreira, pároco da freguesia de São Gonçalo.

Momento alto do concerto aconteceu na execução do trecho “11 Partidas do Mundo”, de Amílcar Morais; não só pela apresentação dos dotes vocais dos executantes (!), como pelo facto de ter feito delirar alguns turistas espanhóis presentes na Praça da República na altura da "passagem" musical típica do seu País.

Visita Pascal

12 de Abril de 2009

Cortejo - Visita Pascal

Como já é tradição, a Banda Musical de Amarante efectuou a procissão de Sexta-Feira Santa e acompanhou a visita pascal, percorrendo as ruas da freguesia de São Gonçalo.

 

Assembleia Geral

28 de Março de 2009

Festas S. Goncalo - ConcertoNa Assembleia Geral da BMA realizada para análise, discussão e aprovação das contas do ano anterior, foi constatado que “apesar da debilidade económica e técnica que se verificava quando a actual direcção tomou posse, Fevereiro de 2008, presentemente a instituição encontra-se revitalizada, com a contabilidade completamente normalizada com saldo positivo, sendo relevado o facto dos seus anteriores responsáveis – Sr. Padre Pacheco e Sr. Ribeiro, voluntariamente terem doado, desistindo do recebimento de consideráveis valores de que eram credores, demonstrando assim carinho, amizade e interesse que a Associação continuasse a sua actividade, que praticamente esteve suspensa”, in Jornal de Amarante

Centenário da Chegada do 1º Comboio a Amarante

21 de Março de 2009

Festas S. Goncalo - ConcertoHá 100 anos, a então Filarmónia Amarantina esteve presente na chegada do 1º Comboio à cidade de Amarante. Nas comemorações do centenário desse importante acontecimento, a BMA não quis deixar de estar presente, actuando à chegada e no descerrar de uma lápide alusiva pelo Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Dr. Armindo Abreu.

Festas em Honra de S. Gonçalo de Amarante

11 de Janeiro de 2009

Festas S. Goncalo - ConcertoCoincidindo com a homenagem aos 750 anos da morte do santo padroeiro da cidade e com a visita do Bispo da Diocese do Porto - D. Manuel Clemente - que celebrou a missa dominical, a B.M.A. fechou as festividades com um concerto no Largo de S. Gonçalo.

Cantares dos Reis

27 de Dezembro de 2008 a 3 de Janeiro de 2009

A Banda Musical de Amarante voltou "à estrada", retomando o tradicional Cantar dos Reis. Nem o frio nem a chuva impediram os elementos da Banda de actuar e trazer calor aos lares amarantinos.

Comemorações do 154º Aniversário

1 de Dezembro de 2008

The Typewritter As comemorações começaram bem cedo e nem o frio afastou os seus membros de promoverem o tradicional arruado de saudação pela cidade e a romagem ao cemitério onde foi prestada homenagem aos amigos e sócios da Banda falecidos este ano.

Às 11 horas, teve lugar no Mosteiro de São Gonçalo uma Missa em Acção de Graças pelas almas dos fundadores, directores, regentes, executantes, sócios e amigos; missa essa celebrada pelo novo pároco, Padre José Manuel Ferreira, e pelo anterior Presidente da Assembleia Geral da colectividade, Padre Pacheco.

Da parte da tarde, realizou-se na sua sede um concerto dirigido pelos maestros Manuel Fernando Marinho e Armando Teixeira. As instalações foram pequenas para todos os que quiseram assistir ao regresso da Banda a sua casa após um ano de interrégnio e ao novo reportório. O ponto alto do concerto teve lugar aquando da execução do trecho “The Typewritter”, de Leroy Anderson, onde a Banda se fez acompanhar pelo som e musicalidade de… uma tradicional máquina de escrever.

As comemorações terminaram com um jantar de confraternização entre músicos, familiares, associados e amigos, no Edifício Top do  Restaurante “A Grelha”, que contou ainda com as ilustres presenças dos Presidente da Câmara Municipal de Amarante e Junta de Freguesia de São Gonçalo.

Estágio de Verão e Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão

De 18 a 22 de Agosto de 2008
Estagio 2008

Promovido pela BMA, com o apoio das Câmara e Paróquia locais, direcção artística de Manuel Fernando Marinho, orientação do Maestro Assistente, Armando Teixeira e ainda com 10 professores convidados, cumpriu-se um exaustivo, intenso mas frutuoso programa de actividades, desde um estágio até cursos de aperfeiçoamento de instrumentos de sopro e percussão.

Para culminar as actividades, nas 3 últimas noites, houve vários concertos: o primeiro executado pelos professores convidados na “Cozinha dos Frades”, o segundo, pelos alunos, no antigo Cine-Teatro e o terceiro, um grande concerto final promovido nos Claustros, com apresentação de Delfim Carvalho e que contou com uma impressionante assistência, ultrapassando a capacidade de lugares sentados.

Dr. Dinis de Mesquita, Presidente da Direcção da Banda usou da palavra para agradecer aos executantes, professores, entidades envolvidas e a todos os que assistiram aos eventos que constituem, segundo ele, não só uma inovação na história da Banda e da cidade, como também uma prova de que esta associação de utilidade pública tem um futuro risonho pela frente. No fim, foram distribuídos certificados de participação a professores e alunos.

Páscoa da Ressurreição

23 de Março de 2008

Pascoa 2008Após tempos conturbados, eleições de novos corpos sociais, nova direcção artística, nova regência, e depois de alguns meses sem actuar, a BMA regressou à cena na Sexta-feira Santa (21/03/2008). E no Domingo de Páscoa foi também o regresso da Banda à estrada, acompanhando a visita pascal na freguesia de S. Gonçalo.

Junte-se à BMA

Por apenas 10 € / Ano, pode tornar-se nosso associado

 

Ficha de Inscrição

 

Quotas

Agora, já pode efectuar o pagamento da sua quota anual via transferência bancária, para o seguinte NIB:

 

0036 0161 99100024017 59

 

A Banda na WWW

Calendário

Ensaios:

 

Sextas - 21:00 às 23:00 - Ensaio da Banda Juvenil

 

Sábados - 17:00 às 20:00 - Ensaio Geral

 

 

Próximas Actuações:

 

19 a 23 de agosto - VI Estágio de Verão

 

31 de março - Visita Pascal / Amarante

 

1 de dezembro - 159º Aniversário da Banda

 

 

Multimédia

 

01/12/2011

Concerto do 157º Aniversário

 

01/12/2010

Concerto do 156º Aniversário

 

01/12/2009

Concerto do 155º Aniversário

 

01/12/2008

Concerto do 154º Aniversário

 

(Ver mais na secção Galeria de Músicas)