Web Designer / Photography

Benção e Procissão de Ramos

Ramo de Oliveira & Cajado com as fitas

Teve início a Semana Santa em Amarante

As paróquias de São Gonçalo e São Veríssimo encetaram este Domingo a dinâmica que compõe a celebração da Páscoa da Ressurreição. Assim, pelas 09:45, no tradicional Domingo de Ramos, a Igreja recordou a entrada de Cristo em Jerusalém para consumar o Mistério Pascal.

O encontro teve lugar no lugar da Torre (Bucas), com as crianças da catequese reunidas nos seus grupos, levando os respectivos ramos de oliveira. Os pais das crianças que realizaram a dinâmica quaresmal levavam um bastão onde semanalmente foram colocadas fitas com uns dizeres denominados de “impossíveis”.

Após a benção dos ramos, a procissão rumou pela Rua Sá Carneiro, descendo pela Rua Cândido dos Reis em direcção ao Mosteiro de São Gonçalo onde teve lugar a celebração da Missa dominical.

A semana santa continuará, com destaque para as celebrações na Igreja de São Gonçalo. Do programa consta, na quinta-feira ao final da tarde, a celebração da Ceia do Senhor, que inclui o Rito do Lava-pés; à noite, o concerto de Páscoa. Na sexta-feira santa, a celebração da Paixão do Senhor, pelas 15 horas, altura em que as mães das crianças da catequese que participaram na dinâmica quaresmal entregarão o saco com as realizações para tornar “os impossíveis possíveis”. No Sábado à noite, terá lugar a Vigília Pascal, “a noite em que o tempo e a eternidade deram as mãos”, com as Liturgias da Luz, da Palavra, Baptismal e Eucarística. Por fim, no Domingo, celebra-se a Páscoa do Senhor, com as celebrações dominicais às 11 e 19 horas.

É também no Domingo e segunda-feira que têm lugar as tradicionais visitas aos domicílios por todas as freguesias da cidade.

| Ver mais fotos |

Comments are closed.