Web Designer / Photography

Final de Época dos Gonçalinhos (AFC)

Terminou a época da escola de formação do Amarante Futebol Clube “Os Gonçalinhos”, com um treino aberto à participação dos pais e/ou encarregados de educação, com música e animação por parte dos técnicos e estagiários.

Na semana anterior, terminou igualmente uma das atividades que mais tem cativado os miúdos que compõem a escola –  o torneio de futebol de rua – este ano apadrinhado por um jogador das escolas de formação do AFC durante 9 anos e que atualmente milita no Rio Ave: Ricardo Vaz, mais conhecido por “Tarantini”. Após uma breve conversa com os miúdos onde deu a conhecer a sua experiência, Tarantini teve depois a oportunidade de apitar os inícios dos jogos. No final, os vencedores receberam bolas por si autografadas e os vencidos, uns diplomas de participação.

Aproveitou-se igualmente a ocasião para premiar a excelência escolar, oferecendo um diploma de mérito aos melhores alunos do 1º e 2º ciclos. Esta iniciativa surge como um meio de distinguir e potenciar o sucesso escolar, assumindo-se deste modo o futebol, como um importante aliado na educação e formação integral dos alunos. Entende o Amarante Futebol Clube que, para além da formação futebolística, as suas escolas de futebol, neste caso particular os Gonçalinhos, devem constituir como um local de cultura de valores humanos e sociais, educativa e pedagogicamente relevantes.

Em 2012/2013, os Gonçalinhos apresentaram-se com uma organização e estrutura muito bem definidas, observando num total 133 miúdos e gerindo ao longo do ano cerca de 95 crianças, dos 4 aos 12 anos divididos em grupos tendo em conta a idade e o seu desenvolvimento técnico e físico. As equipas de Avançado (1 equipa), Intermédio (1 equipa), Básico (3 equipas) e Iniciação (2 equipas), contaram com 6 treinadores fixos e 6 estagiários a auxiliar, num esforço meritório por parte da Direção que aposta muito na formação juvenil.

Um balanço muito positivo para este escalão pré-competitivo que procura integrar os miúdos para uma prática desportiva saudável, incutindo-lhes algum rigor, disciplina e autonomia que serão  importantes no seu crescimento como homens/mulheres.

[ Fotos ]

Comments are closed.