Direcção Artística

Manuel Fernando Marinho
Manuel Fernando

Nascido em Amarante, iniciou os seus estudos musicais com 6 anos de idade na BMA, é diplomado com os cursos de flauta do Conservatório de Música do Porto, Escola Superior de Música de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra.

Licenciado em Ensino Básico, foi bolseiro do Programa Erasmus ao abrigo do qual estudou pedagogia musical na Paedagogische Akademie der Dioseze Linz (Áustria). Paralelemente, frequentou aulas como aluno externo no Bruckner Konservatorium Linz.

Como flautista desenvolve uma atividade intensa, como solista ou em orquestra, tendo tocado com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Remix Ensemble, Orchestre d'Harmonie de Jeunes de l'Union Européenne, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, entre muitas outras, e foi solista da Banda Sinfónica da P.S.P.

Foi vencedor do 1º Prémio Jovens Instrumentistas do Marão – Adesco e do 3º Prémio Jovens Músicos da RDP em Música de Câmara – Nível Superior.

Leciona flauta transversal na Academia de Música de Santa Cecília e, desde 2010, é o maestro das Orquestras do Conservatório de Música do Porto e docente na Escola Superior de Educação do Instituto Jean Piaget - Arcozelo.

Estuda direção de orquestra em Lisboa com o Maestro Jean-Marc Burfin e estudou com o Maestro Jan Cober, na Zuid-Nederlandse Hogeschool voor Muziek – Conservatorium Maastricht (Holanda), onde se diplomou com o Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros.

Frequentou masterclasses com Jean-Sebastien Béreau, Roberto Montenegro, Douglas Bostock, José Rafael Pascual-Vilaplana, Baldur Bronniman, Eugene Migliaro Corporon e Ernst Schelle, entre outros.

Dirige, desde 2005, o Grupo Recreativo e Musical – Banda de Famalicão. Dirigiu a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Sintra, Orquestra do Algarve, Banda Sinfónica Portuguesa, Fanfare Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho, Orquestra de Sopros do Conservatório de Música D. Dinis, Banda de Música Cultural de Salceda de Caselas (Espanha) e Symphonisches Blasorchester Muzikkorps der Bundeswehr (Alemanha).

Maestro Interino

Emanuel Silva
Emanuel Silva

Natural da Lixa (Felgueiras) inicia os seus estudos musicais em clarinete na Banda de Musica da Lixa, frequenta o 8º grau em clarinete no Conservatório de Música do Vale do Sousa e a licenciatura em Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto. Em 2008 ingressa na Banda Militar do Porto.

Iniciou os seus estudos em direcção com o maestro Armando Teixeira e frequentou masterclasses com os maestros Douglas Bostock, José Rafael Pascual Vilaplana, Rafael Agulló Albors. Actualmente estuda direcção com o maestro Fernando Marinho.

Dirige desde 2003 o coro da catequese de Macieira da Lixa, foi director do coro da catequese de Refontoura entre 2008/2012 e maestro de Banda Juvenil da Banda de Musica da Lixa em 2011. Actualmente é o director do Coro Vicarial de Felgueiras e o maestro da Banda Musical de Amarante.

Músicos

Composição da Banda & Músicos com afiliações a outras Bandas(*)

BMA - 22 de Agosto de 2008

 

 

 

 

 

Flautas
Liliana Marinho Mendes,Fábio Pinto da Costa (flautim), Carla Alves, Tânia Abreu


Oboé
Delfim Carvalho

 

Clarinetes
Carlos André Silva, Carlos Ribeiro da Silva, Beatriz Monteiro, Inês Pinto da Costa, Ana Cardoso, Inês Pereira, Tamara Pereira, Marta Marinho, Margarida Castanheira, José Pedro Ribeiro


Saxofones Altos
Ana Cristina Castro, Artur Zé Senhor, Alexandre Morais, Bernardo Cardoso

 

Saxofones Tenores
José Albano Leite, Daniel Silva, Miguel Gonçalves *

 

Saxofone Barítono
Agostinho Ribeiro


Trompetes
João Pedro Cerqueira, Carlos Teixeira, Daniel Osvaldo, Manuel Oliveira


Trompas
Mário Mesquita, João Castanheira


Trombones
Nuno Costa, Carlos Silva *


Eufónios
Cristiano Carvalho, Beatriz Ferreira


Tubas
Sérgio Figueiredo, Miguel Marinho Mendes, Nuno Teixeira*

 

Percussão
Óscar Monteiro, Gonçalo Flores, Alberto Flores, Miguel Costa*, "Paulinho" Ferreira, Tiago Carvalho

Corpos Sociais

Triénio 2010/2013

Assembleia Geral

Corpos Sociais

Triénio 2008/2010
Tomada de Posse

No dia 8 de Fevereiro de 2008, tomaram posse os órgão sociais para o próximo triénio, eleitos em Assembleia Geral da B.M.A.

Assembleia Geral
Presidente: Arnaldo Teixeira Pinto da Costa
1º Secretário: Drª. Marta Marinho
2º Secretário: Manuel Fernando Marinho

Direcção
Presidente: Dr. Dinis de Mesquita
Vice-Presidente: Victor Manuel Pinto da Costa
Secretário: Drª. Margarida Miranda
Tesoureiro: José Maria Duarte
Vogais: Armando Manuel Silva Teixeira , Maria Beatriz Monteiro , Manuel Joaquim Ferraz

Conselho Fiscal
Presidente: Manuel Fernando Pinto
1º Secretário: Paulo Jorge Teixeira
2º Secretário: Manuel Marinho da Costa