Web Designer / Photography

De Amarante para o Mundo

Complexo Desportivo

Complexo Desportivo

A época 2014/2015 iniciou com grande expectativa após a inauguração do Complexo Desportivo, que inclui 2 campos sintéticos novos. A adaptação decorreu normal e rapidamente, e o Amarante FC dispõe agora de infra-estruturas ímpares na região: um estádio multi-funcional inaugurado em 2006, com capacidade para cerca de 7.500 pessoas, e que inclui ainda bar, secretaria, salas de técnicos e de reuniões, departamento médico, vários balneários e divisões de apoio, jacuzzi, sauna, banho turco, e um ginásio que começou a ser explorado na época transacta. Além disso, o novo Complexo Desportivo contempla, 2 campos sintéticos, um de futebol de 11, outro de futebol de 7 e ainda um campo de treinos em terra batida, tudo com as habituais infra-estruturas de apoio.

2 - Formacao JuvenilFormação Juvenil

O Amarante FC dispõe de uma estrutura consolidada ao longo dos anos e que tem satisfeito as procuras e necessidades da região e as competições onde habitualmente se insere. Em sistema de pirâmide, sempre com números a rondar os 300 atletas, tem na sua base há cerca de 10 anos a escola de formação “Os Gonçalinhos”, um escalão de pré-competição com miúdos a partir dos 4 de idade, e que mereceu a atenção da AF Porto para a próxima época, que pretende realizar jornadas concentradas em Traquinas (Sub9) e Petizes (Sub7). Daqui, faz-se a captação para o primeiro escalão com competição: os Benjamins, habitualmente com duas equipas Sub11 e uma equipa de Sub10. De seguida, dispõe de 3 equipas de Infantis, uma de futebol de 11 (Sub13) e duas de futebol de 7 (Sub13 e Sub12). Em Iniciados, duas equipas para os 2 anos que contempla estas idades (Sub15), o mesmo acontecendo em Juvenis (Sub17) e terminando no vértice do topo da pirâmide com uma equipa de Juniores (Sub19), da qual o plantel principal sénior tem vindo a integrar nos seus quadros um número significativo.

3 - Projeto UEFA GrassrootsProjeto UEFA Grassroots

A escola “os Gonçalinhos” do Amarante FC candidatou-se ao Projecto UEFA Grassroots 2014, tendo sido considerada das melhores a nível nacional e dando a conhecer à Europa do Futebol o que esta instituição de utilidade pública já promoveu para a modalidade mesmo em épocas de parcos recursos, formando e lançando talentos ímpares do futebol nacional e mundial. Destacam-se Taí Laranjeira (Internacional A, FC Porto, Boavista), Nuno Gomes (Internacional A, Boavista, Benfica, Fiorentina, Braga), Ricardo Carvalho (Internacional A, FC Porto, Chelsea, Real Madrid, Mónaco), Delfim Teixeira (Internacional A, Boavista, Sporting, Marselha, Moreirense, Naval, Trofense), Renato Queirós (União de Leiria, Paços de Ferreira, Boavista), Jaime Cerqueira (Estrela da Amadora, Boavista, Gil Vicente, Chaves, Paços de Ferreira), Luis Miguel (Aves, Sporting, Braga, Paços de Ferreira), Tarantini (Portimonense, Gondomar, Rio Ave). Mais recentemente, inúmeros jovens de tenra idade têm já sido chamados para ir treinar e jogar nas melhores equipas de formação do país. Alguns deles têm já um futuro risonho pela frente, com destaque para Rúben Macedo (FC Porto) e Manú (Desportivo da Corunha).

4 - Resultados 12014/2015: Uma época de sucessos

Em jeito de balanço da época 2014/2015, ao nível das equipas A, apesar de não ter conseguido tudo o que se desejava, o Amarante FC teve o melhor resultado global dos últimos anos. As equipas de transição B e C fizeram igualmente campeonatos meritórios e foi atingido o essencial: formar e evoluir os atletas e homens com futuro. A equipa de Juniores ficou a 2 pontos da promoção ao Campeonato Nacional, a de Iniciados numa honrosa 4ª posição; a de Infantis no 5º lugar e a de Juvenis no 7º, nos respetivos campeonatos da 1ª Divisão da AF Porto. Destaque ainda para a prestação brilhante da equipa de Benjamins F7/A que venceu categoricamente o seu campeonato com 18 vitórias em 18 jogos, com 154 golos marcados e apenas 7 sofridos, tendo disputado a II Fase de apuramento do Campeão e terminando no 3º lugar. Outra das boas prestações veio da equipa C de Benjamins que ficou a 1 ponto da passagem à II Fase e venceu a Taça Complementar S10 da AF Porto, só com vitórias.

4 - Resultados 2Nos torneios disputados por alguns destes escalões à margem dos campeonatos oficiais, as prestações também dignificaram este clube com 92 anos de História. No torneio mais mediático – III Edição da Copa do Guadiana – a equipa de Benjamins A arrecadou a Taça Consolação; e a equipa de Iniciados, após passar à II Fase, foi eliminada nos quartos-de-final através do desempate por grandes penalidades. Iniciados esses que tiveram mais uma prestação brilhante no Torneio de Fontelas, em Santa Marta de Penaguião, perdendo a final com o FC Porto. Os Benjamins B venceram a Liga Europa no III Torneio da ARC S. Martinho do Campo. Na Mondinense Cup 2015, a equipa de Benjamins C venceu no escalão de Traquinas e a turma C2 dos Gonçalinhos ficou no 3º Lugar no escalão de Petizes.

goncalinhosPróxima Época

Após as eleições de junho passado e tomada de posse da direção que se recandidatou apenas com algumas exceções prevê-se uma linha de orientação à semelhança das anteriores para o biénio 2015/2017. A atenção e o investimento que o Presidente António Duarte dedica à formação está patenteada na manutenção do Staff técnico liderado por Pedro Pinto que aposta em jovens atletas formados no clube no seu plantel principal. Também a continuidade do Vice-Presidente e responsável pelo Departamento de Futebol Juvenil , Eng. Domingos Silva, este ano coadjuvado por João Teixeira dão a garantia que nada será descurado para continuar o crescimento sustentado, com rigor orçamental mas que contempla tanto a vertente humana ao acolher jovens, em idades que requerem muita atenção e alguns com situações familiares complexas; assim como o natural carácter competitivo das provas onde os escalões estão inseridos.

Como novidade, este ano foi implementada uma semana aberta em agosto de treinos de captação de jovens com idades de infantis até juniores. Os treinos desses escalões iniciaram já no passado dia 17. No dia 29 de agosto, começaram os Gonçalinhos com a captação e seleção de atletas para integrar o escalão de Benjamins (Sub11 e Sub10) cujos treinos iniciaram 2 dias mais tarde. Todos estes dados, horários e calendários poderão ser consultados junto da Secretaria do clube ou no site oficial do clube.

in Jornal de Amarante, 09/09/2015

Paulo Teixeira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *