Web Designer / Photography

Encerramento da Época dos Gonçalinhos (AFC)

Finais do Torneio de Futebol de Rua

 No passado Sábado, encerrou a época para o escalão pré-competitivo do Amarante Futebol Clube denominado “Os Gonçalinhos”. Após um breve treino ligeiro no campo principal, o ponto alto aconteceu com o aparecimento de Nuno Ribeiro, mais conhecido por Nuno Gomes, 77 vezes Internacional pela Seleção Portuguesa, ex-jogador do Boavista, Benfica e Fiorentina, atualmente, no Sporting de Braga.

Após uma breve conversa com os miúdos onde deu a conhecer a sua experiência no Amarante Futebol Clube – onde começou – Nuno Gomes teve depois a oportunidade de dar o pontapé de saída de um dos encontros das finais do Torneio de Futebol de Rua, que apadrinhou e teve o seu nome este ano. Os vencedores receberam bolas por si autografadas.

Em 2011/2012, os Gonçalinhos apresentaram-se com uma organização e estrutura muito bem definidas, observando num total 194 miúdos e gerindo ao longo do ano cerca de 120 crianças, dos 4 aos 12 anos divididos em grupos tendo em conta a idade e o seu desenvolvimento técnico e físico. As equipas de Avançado (1 equipa), Intermédio (2 equipas), Básico (3 equipas) e Iniciação (2 equipas), contaram com 7 treinadores fixos e 5 estagiários a auxiliar, num esforço meritório por parte da Direção que aposta muito na formação juvenil.

Para fazer face à falta de competição regular, para além do Torneio de Futebol de Rua já citado, os Gonçalinhos tiveram iniciativas importantes que visaram dar algum caráter competitivo aos miúdos, como sejam torneios mensais (FCP Dragon Force, Geração Benfica Fafe, Guimarães, Freamunde, Paços de Ferreira, Penafiel e Várzea Fut), um Torneio de Habilidades Técnicas, treinos especiais (descalços, de Natal, com os pais, etc.). Foram também premiados os jogadores dos meses e não ficou esquecida a parte da formação académica e escolar, com a distinção dos alunos com melhores notas e ainda a realização de um Colóquio sobre o “Futebol e a Obesidade Infantil”.

Um balanço muito positivo para este escalão pré-competitivo que procura integrar os miúdos para uma prática desportiva saudável, incutindo-lhes algum rigor, disciplina e autonomia que serão  importantes no seu crescimento como homens/mulheres.

[ Fotos ]

Comments are closed.